E lá estava João de novo. Sentado na varanda olhando a rua, com a mesma desculpa: "Estou esperando o mundo mudar". Todos achavam que João estava enlouquecendo, pois já fazem duas semanas que João senta-se na varanda e não faz nada além de esperar o mundo mudar. A família está desesperada, nos primeiros dois dias não ligaram, até riam e debochavam de João, alguns falavam "Ele não vai aguentar ficar tanto tempo sentado nessa cadeira desconfortável." A mãe de João fingia que nada acontecia "João é mesmo um palhaço. Para de brincadeira menino, vem jantar". Ninguém ligava muito pra atitude radical de João. Mas agora fazem duas semanas, duas semanas é tempo suficiente para uma brincadeirinha boba.
  Todos estão preocupados. Fazem duas semanas que João só dorme depois da meia noite e acorda antes do sol nascer. "Não quero perder nada do meu dia." Dizia ele. Fazem duas semanas que João sorri sozinho olhando para o céu e o ambiente ao seu redor. Fazem duas semanas que João tem cantado e demonstrado extrema felicidade e satisfação por estar ali, parado, sentado, esperando.
   "Ele está delirando, só pode." disse o pai de João. A família não para, estão todos andando de um lado para o outro, todos tentam achar uma solução. A mãe já ligou pro médico, a vó está agora preparando um chazinho que aprendeu com sua avó que era índia "Esse chá é milagroso!" balbuciava ela enquanto colhia as ervas no quintalzinho dos fundos. A irmã vasculha o quarto de João a procura de drogas ou pistas do que poderiam o ter levado a essa loucura. A tia acende uma vela para todos os santos que conhece. E João... João continua sentado de frente pra rua atento a qualquer indício de mudança no mundo.
  A família está tão preocupada com João. Eles têm tanto medo de terem um louco na família. Mas quem disse que João não pode ficar louco? Quem disse que João não pode passar toda a eternidade sentado em sua cadeira esperando o mundo mudar? João não deseja nada além do que todos desejam, uma mudança no mundo.
  Fala-se tanto em paz mundial, as pessoas ficam chocadas a cada novo assassinato que toma uma proporção gigantesca na mídia, as pessoas preocupam-se cada vez mais com o meio ambiente e suas catástrofes, mas o que fazem para isso mudar? Estão todos ocupados demais com seus personagens favoritos das novelas ou se vão ou não acessar as redes sociais. Estão preocupadas demais com a roupa nova que precisam ou com o limite do cartão de crédito que estourou de novo, que se esquecem de sentar-se um pouco e esperar. Esperar o sol nascer, o sol se por. Esperar a flor desabrochar e o passarinho aprender a voar. Esperar a vida tomar seu ciclo natural e o mundo mudar.
  João estava sentado sem preocupar-se com nada, e sua família apavorada tentando encontrar a cura para uma doença rara no mundo moderno - a paciência -.

0 leitores comentaram:

Postar um comentário

Inspiração:

"Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever"

Clarisse Lispector

Visitantes :

Leitores :